Mais de 11 mil casos prováveis de dengue já foram notificados a Sesap neste ano

Foto: Divulgação/Fiocruz

A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Sesap) divulgou, nesta terça-feira (17), que o estado registrou até o dia 7 de maio, 11.427 casos prováveis de dengue. O número é consideravelmente superior ao mesmo notificado no mesmo período do ano passado, quando 806 casos prováveis foram registrados. De acordo com o boletim divulgado pela pasta, a incidência geral de casos está em 323,93 casos/100 mil habitantes. 

A maior incidência de casos prováveis foi registrada na  região Agreste, onde a incidência está de 489,2 casos para cada 100 mil habitantes. As regiões do Seridó (435,77/100 mil hab.) e Metropolitana (435.06/100 mil hab.) aparecem em seguida na lista.

A Sesap também demonstra preocupação com o número de casos das demais arboviroses transmitidas pelo mosquito Aesdes Aegypti. Até o momento, em 2022, já foram registrados 3.397 casos prováveis de Chikungunya e 708 casos prováveis de Zika. 

“Publicamos um plano de contingência para controle das arboviroses e estamos estimulando os municípios a elaborarem os seus planos de ações com base no estadual, para que todas essas ações sejam efetivadas de forma oportuna e obtenham sucesso. Tudo isso está sendo pensado de forma regionalizada e descentralizada, para que as ações impactem nos territórios”, disse a responsável técnica pelo Programa Estadual de Controle da Dengue, Silvia Dinara.

As arboviroses apresentam sinais e sintomas comuns entre si, como febre, dores nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos no caso da chikungunya e zika. 

A população pode colaborar com a notificação de possíveis focos do mosquito ou possíveis casos de dengue, zika ou chikungunya através do site NOTIFICA RN.

PORTAL DA TROPICAL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Kit Festa e Bolos é com a B&V
Oferta Bem Estar Farna
Celular e Importados é na Couth Cell
Sua moto bem cuidada é aqui!