Linha 76 foi desativada e linha 19 continua em operação até o momento

Foto Gabriel Araujo
Reprodução Justiça Potiguar

Nesse final de semana começou a se espalhar pelas redes sociais as notícia que as linhas de ônibus 19 e 76 seriam desativadas e já não funcionariam nesta segunda-feira (21).

Ainda no sábado através do instagram tentamos entrar em contato com a secretária da STTU Daliana Bandeira, mas não obtivemos retorno.

Nesta segunda-feira a assessoria do Vereador Aroldo Alves entrou em contato com o blog, e informou que tomou conhecimento dessa informação e foi até a STTU cobrar explicações da secretária de transportes de Natal. Segundo o Vereador Aroldo, a secretária Daliana informou desconhecer a desativação da linha 19, e afirmou que a linha segue atendendo a população normalmente. Quanto a linha 76 foi confirmado sua desativação temporária, porém não conseguimos mais detalhes.

Desde das primeiras horas da manhã dessa segunda-feira nós tentamos entrar em contato com diversos órgãos e empresas para solicitar respostas e esclarecimentos.

SETURN: Não soube responder nossos questionamentos, informaram que devíamos ligar para STTU.

STTU: Através do telefone 156 ninguém atendeu nossas ligações

GUANABARA: Ninguém atendeu nossas ligações;

CONCEIÇÃO: Foi informado que a linha 76 realmente foi desativada temporariamente, mas não existe previsão de retorno.

Desativação de Linhas

Na última semana foi destaque em um reportagem da Agência de Notícias Saiba Mais uma entrevista com um consultor técnico do SETURN que afirmou que já existia um estudo pronto sobre cerca de 10 linhas de que poderiam ser desativadas.

Segue trecho da reportagem:

Os empresários de ônibus que atuam em Natal já têm um estudo pronto sobre as cerca de dez linhas que podem ser retiradas de circulação, caso o prejuízo na operação do sistema que eles alegam enfrentar não seja solucionado. O problema teria aumentado com a última alta dos combustíveis anunciada pela Petrobras no dia 10 deste mês, que implicou no aumento de 25% no valor do diesel, combustível utilizado nos ônibus.

Apesar do levantamento das linhas que podem sair de circulação já ter sido feito, o consultor técnico do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal (Seturn), Nilson Queiroga, adianta que não vai divulgar quais seriam elas. Ele coloca que esse é um anúncio que deve ser feito pela prefeitura de Natal.

Não há outra alternativa. A secretária diz que não há reajuste de tarifa e que a prefeitura não tem condição de subsidiar, embora Mossoró tenha feito isso para manter o mesmo preço da passagem. Assim, só resta uma alternativa que é diminuir o custo reduzindo viagens, frotas, linhas. Isso será feito com linhas mais deficitárias. Já temos estudo sobre quais seriam essas linhas, mas esse anúncio cabe ao prefeito e não a nós”, declarou por telefone Nilson Queiroga, consultor técnico do Seturn.

Apesar do anúncio da possível redução das linhas, Nilson Queiroga garante que não há pedido para aumento no valor da passagem de ônibus. A solicitação é para que a capital subsidie a diferença entre o atual valor e o preço que os empresários calculam que deveriam cobrar pela tarifa para conseguir cobrir as despesas, que ficaria em torno dos R$ 5,50.

A matéria completa no Saiba Mais você confere clicando aqui

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade