A Dra @_amandajessicab, profissional que está atuando na UPA da Cidade da Esperança, postou em suas redes sociais um emocionante relato que aconteceu no final da madrugada/início da manhã deste último sábado (13), na UPA da Cidade da Esperança.
Queremos agradecer a dedicação da Dra Amanda, assim de como todos os demais profissionais de saúde, que com a mínima estrutura, dão o seu máximo.
Leiam abaixo o relato da Dra Amanda, e reflitam!
“Eram 04:11 da manhã quando a enfermeira me ligou. – “Dra, pode vir aqui? A rede de gás deu pane, estamos ambuzando todos os pacientes”. Chego e me deparo com essa cena: minha equipe ventilando manualmente cada paciente intubado, e os que estavam em máscara ou cateter já dessaturando. “Mantém ambuzando todo mundo em IOT, prona o resto e traz todas as balas (de o2) disponíveis”, eu disse sem hesitar, porque era só o que restava fazer. Enquanto isso, tento pontos de O2 com SAMU, Hospital Municipal, Hospital de Campanha e as outras UPAS. No fim das contas, conseguimos: um cilindro cheio e 04 leitos com pontos de O2. Olho para a enfermeira e digo: “vamos escolher 04 pacientes para continuar respirando”. Escolher. Pacientes. Para respirar. Vocês entendem a gravidade disso? Todos esses pacientes, casos confirmados de COVID, disputando uma vaga com oxigênio. Não chegamos a escolher nem o primeiro. Milagrosamente, o maqueiro e o administrador da unidade mexeram em alguma coisa da rede e o gás voltou antes de a empresa responsável chegar. Já há SEMANAS vivemos nesse clima de guerra. De escolher quem vai continuar lutando. Precisamos de vagas. Precisamos de leitos. Precisamos de estrutura. Precisamos de uma boa gestão que não torne a vida algo tão sem valor. As pessoas estão morrendo MUITO. E isso é sério demais. Estou exausta. Estamos esgotados. Mas insistimos porque acreditamos que cada vida importa. Tenho certeza de que “mãos invisíveis” estão me (nos) guiando nesse caminho. É amargo ver tanta gente partir assim. Mas que orgulho eu tenho da minha equipe que tenta fazer a diferença apesar de todo o resto. Sigamos! Que Deus nos abençoe! ”
#NazaréOnline #Covid19