
A Escola Municipal Santos Reis, localizada na zona leste de Natal, recebeu, na terça-feira (22), uma programação com foco na arte urbana. No período matutino, os estudantes participaram de uma palestra sobre a cultura hip hop e seus quatro elementos: grafite, DJ, breakdance e rap, com a apresentação do grupo natalense de rap IPCS.
Já no período da tarde, os estudantes do 5º ano receberam uma palestra sobre a importância da arte urbana e as diferenças entre pichação e grafite, ministrada por Roney de Miranda Ferreira, gerente do Espaço Cultural Jesiel Figueiredo, complexo de cultura e lazer, localizado na zona Norte.
“O hip hop vem cumprindo um papel importante dentro da sociedade e tem revelado inúmeros artistas que hoje são conhecidos nacionalmente. Vários jovens que brilharam os olhos ao verem um cantor de rap se apresentando, ao ver a dança, os grafites, entenderam que também tem chance de integrar essa cultura, de integrar a arte”, afirmou Roney de Miranda.
A arte de grafitagem foi realizada em dois muros internos da escola, ficando a pintura por conta dos artistas grafiteiros do Coletivo OSMO FB, Magão, Erva Doce e Blue, e pelos artistas independentes, Marcelo Borges Kamikaze e Queimar.
Os estudantes observaram de perto a criação artística e a técnica do grafite. “Os desenhos estão deixando ainda mais legal a nossa quadra”, destacou Jaylon Nascimento da Silva, de 12 anos e estudantes do 5º ano. Já a estudante Darlyane Samara Santos de Sousa, de 10 anos, da mesma turma comentou: “Achei muito lindo. Observei que o pessoal estava fazendo tudo com cuidado e atenção”.
A gestora pedagógica Francisca Raquel Ramalho de Oliveira, destacou o impacto no ambiente escolar. “Nossos estudantes não têm esse tipo de atividade, de apreciar a arte sendo produzida em tempo real. A SME está de parabéns por proporcionar essas atividades para os nossos jovens.
A vice-prefeita Joanna Guerra agradeceu a gestão da escola pela parceria e falou do impacto da pintura na rotina escolar. “Muito bonito o mural produzido pelos nossos artistas. A arte em grafite no entorno da quadra da escola vai sempre lembrá-los que a partir daqui poderão alcançar os sonhos de vocês”, disse Guerra.
Também bastante feliz com a ação estava o secretário municipal de Educação, Aldo Fernandes. “Que coisa boa é ver a quadra que estamos revitalizando cheia de cores e significados. O novo mural irá inspirar o imaginário das crianças”, finalizou o secretário.