Superlotação mantém pacientes intubados em quatro salas de cirurgia no Walfredo Gurgel, denuncia Sindsaúde

Foto: Reprodução/Sindsaúde

O Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal, iniciou a semana enfrentando uma grave situação de superlotação, com quatro salas de cirurgia bloqueadas por estarem ocupadas por pacientes intubados que aguardam transferência para leitos de UTI. A denúncia foi feita pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do RN (Sindsaúde/RN) e confirmada nesta segunda-feira (7).

De acordo com o levantamento do sindicato, quatro pacientes intubados ocupam o Centro Cirúrgico, outros três esperam por leitos de UTI no setor de Politrauma, e um paciente intubado está no setor clínico. Apenas duas salas de cirurgia seguem em funcionamento, o que tem gerado sobrecarga entre os profissionais de enfermagem.

O Sindsaúde denuncia ainda que a superlotação no hospital é um problema recorrente, que não tem sido solucionado pelas gestões estaduais — incluindo a atual, da governadora Fátima Bezerra (PT). Segundo a entidade, as medidas adotadas até o momento têm sido apenas paliativas e ineficazes.

A proposta do sindicato para enfrentar a crise inclui o fortalecimento da atenção básica e dos hospitais regionais, visando descentralizar o atendimento e reduzir a pressão sobre o Walfredo Gurgel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade