
Para conter o cenário de superlotação no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel (HEWG), maior unidade de alta complexidade do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) anunciou na noite desta segunda-feira (7) a abertura de cinco leitos de UTI no Hospital Memorial, em Natal. A ação busca desafogar as UTIs e salas cirúrgicas de Walfredo, que nas últimas semanas envolveu forte pressão, especialmente por casos graves como acidentes vasculares cerebrais e traumas ortopédicos. Segundo a Sesap, existe a possibilidade de ampliar em mais cinco vagas nos próximos dias.
A pasta também informou que a rede estadual segue articulando transferências de pacientes para outras unidades e estuda contratar leitos em hospitais privados, caso necessário. No entanto, ressaltou que o serviço de baixa e média complexidade em Macaíba continua funcionando normalmente e não é o fator que tem sobrecarregado o Walfredo.
Ainda em nota, a Sesap esclareceu o caso de um paciente fotografado no chão do hospital nesta segunda-feira. De acordo com a direção da unidade, o homem havia deixado sozinho a maca em que estava e foi logo depois acomodado novamente, sem relação com falta de estrutura.
Além disso, a Sesap comunicou que cirurgias vasculares no Hospital José Pedro Bezerra (Santa Catarina) foram temporariamente suspensas após a empresa responsável interromper o serviço por atraso sem pagamento. O governo garantiu que os repasses estão sendo normalizados e que negocia o retorno dos procedimentos. Atualmente, a fila de espera por cirurgias vasculares no estado é de aproximadamente 200 pessoas.
Com a adoção dos novos leitos, a expectativa é reduzir o fluxo de pacientes críticos no Walfredo Gurgel e melhorar o atendimento na rede pública, até que o Hospital Metropolitano — que será referência para alta complexidade — entre em funcionamento.