O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) do Rio Grande do Norte abriu, nesta segunda-feira (14), inscrições para 510 vagas em cursos técnicos gratuitos presenciais em Natal e Mossoró.
As áreas de formação variam de acordo com o município e incluem Eletrotécnica, Eletromecânica, Refrigeração, Petróleo e Gás, Administração e Segurança no Trabalho (veja lista mais abaixo).
As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente online, pelo site do Senai RN, até o dia 30 de julho. Na capital, são oferecidas 270 vagas. Em Mossoró são 240.
Segundo o Senai, as inscrições podem terminar antes do prazo caso o número máximo de participantes esperados para o processo seletivo seja atingido.
A seleção será realizada por ordem de inscrição e mediante apresentação da documentação exigida no edital.
➡️ O público-alvo para os cursos são pessoas a partir de 16 anos, com ensino médio concluído ou em andamento – a depender da área escolhida.
Aulas cmeçam
O início das aulas é previsto para 18 de agosto em Mossoró e para 7 de outubro em Natal. Os cursos têm duração de aproximadamente dois anos.
A iniciativa faz parte do Programa de Gratuidade Regimental do Senai, voltado à inclusão social, por meio da formação profissional de pessoas de baixa renda.
Só entre janeiro e maio deste ano, mais de 8,2 mil matrículas em cursos presenciais, semipresenciais e EAD gratuitos foram realizadas no Rio Grande do Norte, de um total de 17.033 previstas para 2025 no estado.
Oportunidade
Para o diretor do SENAI-RN, Rodrigo Mello, a oferta gratuita de cursos técnicos representa um caminho concreto para a inserção no mercado de trabalho e o alcance de remunerações acima da média.
“O conhecimento dos cursos técnicos traz uma taxa de ocupação muito importante para a sociedade”, citou o diretor.
“São cursos longos, que nem sempre as pessoas têm condição de pagar e, então, por meio do Programa, nós temos uma belíssima oportunidade para quem quer estudar e se preparar para as oportunidades de emprego ou de ocupação, o que inclui abrir o próprio negócio”.
Dados divulgados pela instituição apontam que profissionais de nível técnico, quando comparados com os de nível médio, chegam a ganhar cerca de 40% a mais no Rio Grande do Norte.
Além disso, pesquisa com ex-alunos mostrou que quase 90% daqueles que saem do curso, segundo o Senai, consegue se ocupar profissionalmente.
Confira as vagas
📍 Natal (CTGAS-ER)
(São oferecidas 45 vagas em cada curso)
- Técnico em Administração (2 turmas matutinas) – Carga horária: 820 horas
- Técnico em Eletromecânica (vespertino) – Carga horária: 1440 horas
- Técnico em Eletrotécnica (matutino e vespertino) – Carga horária: 1.260 horas
- Técnico em Refrigeração (vespertino) – Carga horária: 1.200
📍 Mossoró (CETIB)
(Todos no turno vespertino, com 40 vagas, cada)
- Técnico em Administração – Carga horária: 820 horas
- Técnico em Eletromecânica – Carga horária: 1440 horas
- Técnico em Petróleo e Gás – Carga horária: 1.200 horas
- Técnico em Segurança do Trabalho – Carga horária: 1.200 horas
- Técnico em Refrigeração – Carga horária: 1.200 horas
- Técnico em Eletrotécnica – Carga horária: 1260 horas
Por G1 RN