Prefeitura do Natal atualiza ações integradas de enfrentamento às fortes chuvas

Diante da chuva que vem caindo na capital potiguar com registro de precipitação de 150 milímetros em algumas regiões nas últimas 24 horas, a Prefeitura do Natal promoveu, na manhã desta quarta-feira (18), uma coletiva de imprensa para atualizar as ações integradas de enfrentamento aos efeitos do temporal. A ação ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra), reunindo representantes de diversas pastas envolvidas diretamente na operação de resposta à emergência.

A secretária municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), Nina Souza, informou que a gestão tem priorizado o atendimento humanitário às famílias mais atingidas pela chuva. Segundo ela, já foram realizados mais de 200 atendimentos desde o início das ocorrências. “Estamos trabalhando para oferecer um atendimento adequado conforme a necessidade de cada pessoa. Nosso foco imediato é garantir suporte às famílias com residências comprometidas, que precisam ser realocadas com urgência. Quem estiver precisando de ajuda pode acionar a Defesa Civil pelo número 190, e as demandas serão encaminhadas para nossa equipe”, destacou Nina.

A secretária municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Samara Trigueiro, reforçou que as equipes da Defesa Civil seguem nas ruas atuando em pontos críticos e monitorando toda a cidade. “Nossas equipes estão em campo atendendo às demandas da população. Registramos alagamentos em áreas como a Lagoa do Sarney e outros pontos da Zona Norte. Até o momento, não há ocorrências graves em outras regiões da cidade, mas permanecemos em estado de alerta”, comentou Samara.

Já a titular da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Seinfra), Shirley Cavalcanti, explicou que equipes estão distribuídas por diversos bairros realizando desobstruções, reparos emergenciais e acompanhando o comportamento das lagoas da cidade. “Estamos com nossos caminhões e equipes nas ruas atuando simultaneamente em pontos de alagamento. Um dos principais focos tem sido conter o transbordamento das lagoas e agir nos locais mais críticos, como a Avenida Xavantes e o Mercado da 4, que registraram grandes alagamentos. Tivemos uma chuva com recorrência de 50 anos concentrada em menos de 24 horas, o que exigiu resposta imediata e intensa”, explicou Shirley.

A Prefeitura do Natal segue mobilizada com ações integradas entre as secretarias, monitorando as previsões meteorológicas e reforçando o atendimento à população. O trabalho preventivo e emergencial continua sendo intensificado em toda a cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade