Operação ‘Amicis’ mira empresários, contadores e influenciadores digitais em Natal e outras cidades do RN

Foto: Vinícius Marinho/Inter TV Cabugi

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quarta-feira (25) a operação “Amicis”, que investiga um esquema criminoso envolvendo empresários, contadores e influenciadores digitais em Natal e outras seis cidades do Rio Grande do Norte. Os suspeitos são investigados por fraude bancária, sonegação fiscal, lavagem de dinheiro e adulteração de veículos.

Ao todo, foram cumpridos 53 mandados de busca e apreensão em condomínios, empresas, escritórios de contabilidade, estabelecimentos comerciais e até em um clube de futebol. Durante a ação, mais de R$ 150 milhões foram bloqueados pela Justiça. Os nomes dos envolvidos não foram divulgados.

Um dos alvos foi uma loja de suplementos localizada dentro de uma academia no bairro de Lagoa Nova, na Zona Sul de Natal. A administração do local informou que os mandados não têm relação direta com a academia, sendo direcionados a um lojista e a um personal trainer externo.

De acordo com as investigações, alguns dos suspeitos atuavam como influenciadores digitais e estariam sendo usados como “laranjas” para movimentar e ocultar recursos ilícitos. A Justiça também determinou 204 medidas cautelares, incluindo o uso de tornozeleira eletrônica por cinco dos investigados.

A operação contou com o apoio de cerca de 200 policiais civis, além do Gaeco do Ministério Público do RN, Polícia Militar e outros órgãos.

Por decisão da 11ª Vara Criminal de Natal, a Polícia Civil está impedida de divulgar mais informações ou conceder entrevistas sobre o caso. Em nota, a corporação lamentou a restrição, destacando a importância da transparência em ações de grande impacto social.

O nome da operação, “Amicis”, vem do latim e significa “amigos”, fazendo referência à relação de confiança entre os integrantes da organização criminosa investigada.

Com informações de G1 RN

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade